quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Conversa séria - menina de 13, namorado de 16

Esse post saiu primeiro no antigo blog Blog da cacau: ninguém merece e o transferi para este devido ao assunto tratado.

Cacau, preciso de ajuda, eu tenho 15 anos e minha amiga tem apenas 13 e ela é minha melhooooooooooooor amiga de todas, o problema é que ela arrumou um namorado de 16 e faz pouco tempo que ela me disse que perdeu a virgindade, ela disse que não sabia o que tava fazendo, ela ta muito mal, e o pior, eu não sei o que falar pra ela, então nunca mais tokei no assunto, eu preciso falar com ela, me ajuda


ok.

Olha, perder a virgindade não é assim sem mais nem menos e dá para imaginar, pelo que disse, que ela esteja super mal mesmo, ainda mais se nem sabia o que estava acontecendo. Ele forçou a barra tb, porque, se ela nem sabia ao certo das coisas, isso foi forçar a barra e na verdade, essas coisas são para depois, lá na frente do namoro. para pensar em sexo, só lá depois de muito tempo! Ainda é cedo demais, tem gente que com 13 anos ainda é BV - o que tb não é nenhum problema, pelo contrário, tem muita gente de 13 anos que é BV. Então, eles se precipitaram.

Infelizmente tem muita influência de vários meios em relação a sexo- televisão, filmes, internet, colegas, etc, e isso acaba afetando o comportamento das pessoas, e é preciso tomar cuidado para não embarcar numa experiência negativa.

Uma menina de 13 anos, ter que pensar em sexo é complicado (muito prematuro) e mesmo de 15 anos, 16, 17, 18, 19, 20, etc.
Imagina, já tem todo o estresse da adolescência, da escola, cobranças em casa e ainda vai acrescentar sexo nisso tudo? Risco de gravidez (uma vez só basta para engravidar!), aids, doenças, camisinhas, pílula, etc? Vamos torcer para que eles tenham usado camisinha...

Bom, mas agora é o seguinte, se ela está super mal, precisa do seu apoio - não cabe a ninguém ficar julgando o próximo - às vezes, nem é o que dizer, mas só de estar ao lado da pessoa já ajuda muito. Ou mesmo, falar que veio dar uma força, porque sabe que ela está triste, mas falar que não sabe o que dizer também não tem problema. O importante é ela sentir o seu apoio, saber que pode contar com sua presença, seu carinho, sua atenção. Vc pode até falar que não sabe ao certo o que dizer, a a partir disso, vcs vão conversando, mas aqui vão algumas ideias:

Diga para que ela não fique muito por baixo e não se deixe desvalorizar nem nada e principalmente, dê um tempo (sexo), e fique na dela por hora, afinal, ela está mal, como vc disse. Ela não tem que fazer de novo com ele ou com nenhum outro apenas porque já fez. O fato de ter feito, ainda mais com 13 anos, não quer dizer que é sinal de que só porque fez tem que continuar fazendo, isso não existe. E se ele falar isso, ou cobrar isso, ele não está sendo legal, ele tá forçando a barra. E que ninguém deve rebaixá-la ou tratá-la mal por causa disso. na verdade, é melhor evitar falar desse assunto para não marcarem ela, nem para a coisa se espalhar como fofoca...

O melhor seria procurar um psicólogo que poderia dar melhores orientações e se ela quiser, uma ginecologista tb para tirar dúvidas e falar sobre sexo seguro, risco de gravidez e outras coisas - mesmo que ela não vá fazer por um longo tempo - para saber como se cuidar e tudo mais.

Sexo é uma coisa normal, mas é para quando duas pessoas se gostam muito, tem muito carinho uma pela outra, estão preparados (são mais velhos), já conhecem bem sua sexualidade e querem dar esse passo, dentro de um relacionamento e de preferência de forma muito responsável e segura. Quando as pessoas não estão preparadas e ainda não conhecem bem sua sexualidade, isso pode ser uma má experiência...

boa sorte e converse com ela com carinho e paciência, e se ela não estiver com vontade de conversar, ficar do lado tb ajuda.

bjs
Cacau
XXX

Nenhum comentário:

Postar um comentário