AVISO DE CONTEÚDO: Como tem gente de várias idades acessando o Blog da Cacau: ninguém merece, resolvi criar o Conversa Séria: Ninguém Merece, para que este fique com as postagens da galera com questões diferentes das levantadas pela turma mais nova, assim como problemas e outras coisas que são assuntos complicados para abordar no outro blog. Esse é o Conversa Séria - não é o do livro do Blog da Cacau. O do livro da Cacau é: Blog da Cacau: Ninguém Merece (http://cacauninguemmerece.blogspot.com)
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Katara
Oi Cacau ! N sei bem como contar isto ... Eu tenho 14 anos e namoro ja faz um tempo com um cara ... e hj depois da aula quando eu tava arrumando meus materiais para sair da sala de aula ele deixou um blihete na minha mesa dizendo que queria fazer alguma vez comigo ... sx . E agora ? O q eu faço ? Eu quero , e ao mesmo tempo acho perigoso ! O q eu faço Cacau ?
Vc pode conversar numa boa com ele, falar que gosta muito dele, mas que ainda não está pronta para isso. Que é sx é uma coisa muito séria e tudo mais.
Isso de querer, tem muito de curiosidade, de tesão tb, mas que sexo hoje está em toda parte, infelizmente, TV, cinema, livros, revistas, conversas, etc. E as pessoas se concentram no prazer e no tesão mais do que no carinho, no amor, no afeto. Sexo só pelo sexo é uma coisa vazia, sem sentimentos.
Por isso que é chamado tb de fazer amor, pois envolve relacionamento, amor, carinho, afeto, o gostar um do outro, o rspeito de um pelo outro tb. Ninguém precisa ter pressa de fazer sexo, tudo tem seu tempo, cada pessoa tem seu ritmo e passar na frente disso, é acabar se magoando depois ou se arrependendo. O importante é conhecer alguém legal de quem goste e que tb goste de vc.
Os meninos encaram o sexo de um forma muito diferente das meninas. A menina precisa de um motivo para fazer - que é o relacionamento, o carinho, o afeto, o amor, o respeito e confiança no parceiro. Já o menino, pelo menos para uma boa parte (não são todos é claro), é querer fazer mesmo, eles encaram isso de uma forma mais objetiva e muito ligada ao prazer e ao desejo. É claro que eles gostam das meninas, mas se preocupam muito com o prazer enquanto as meninas se preocupam com o sentimento.
Da mesma forma que ele te deixou esse bilhete, vc pode falar que não está pronta para isso, que tem muita coisa para se preocupar como escola, deveres, provas, etc, para ainda acrescentar pílulas, camisinhas, preocupação com gravidez e tudo mais na sua lista de preocupações. Sexo é coisa séria mesmo e se casais experientes, mais velhos, casados, engravidam mesmo usando pílula e camisinha, imagina para quem ainda não sabe muito a esse respeito?
E se ele falar de brincadeiras e coisas assim, lembre-se de que uma coisa leva a outra... Se ele te chamar para ir num lugar, certifique-se de que não estarão sozinhos, assim, dessa forma, se vc quiser, vc evita de se colocar em uma situação complicada.
Pensa com calma e vê se gosta mesmo dele e, qualquer coisa, vcs falam sobre isso de novo daqui há algum tempo. Mas se vc tem receios é melhor evitar para não se magoar. E se informar sobre os cuidados e tirar suas dúvidas a esse respeito tb é um caminho, mas não precisa ter pressa de nada, tudo tem seu tempo. Por enquanto, ele só deu a ideia, não quer dizer que vc tem que aceitar só porque ele sugeriu, vc faz o que achar melhor, mas como tem muitos riscos, é bom pensar com muito carinho mesmo, porque o sexo tem suas consequências naturais. E se ele te chantagear por sexo, aí não será um cara legal tb, os parceiros precisam se amar, se tratar com carinho e com muito respeito, e sexo só por prazer não é o caminho para um relacionamento. Pense com carinho e tenha carinho por vc.
bjs
Cacau
Novo blog
Gente, estou separando os temas do Blog da Cacau: ninguém merece e por isso criei este novo blog. Alguns textos que até já foram publicados no Blog da Cacau: ninguém merece foram transferidos para cá. No Blog da Cacau ficaram apenas os seus títulos e a indicação da transferência.
Como tem gente de várias idades acessando o Blog da Cacau: ninguém merece, resolvi criar o Fala Ninguém Merece, para que este fique com as postagens da galera com quinze (e dependendo de quatorze tb que escreveu com assuntos assim...), dezesseis dezessete, etc, que pergunta sobre sx e com outras questões que ainda não fazem parte da turma mais nova, acredito que assim os assuntos ficarão mais equilibrados e poderei falar mais abertamente tb sobre outras coisas que andei recebendo e que ficavam complicadas de postar no outro blog porque são muito diferentes. E no Blog da Cacau, ficarão os assuntos que interessam mais ao pessoal mais novo :-)
bjs
Cacau
:-D
menina de 15, namorado de 19 - SX
Esse post foi publicado já há um tempo no Blog da Cacau: ninguém merece. E foi transferido para cá por causa do assunto.
Aí, galera. Sei que tem muita gente com menos de 15 anos aqui (escrevi assim quando estava no outro blog), mas escrevi esse post para ajudar nossa amiga que escreveu e acho que respondendo as dúvidas dela, ainda posso ajudar mais gente que possa estar pensando as mesmas coisas. Então, se vc tem menos de 15 anos, se quiser, pode pular este post, porque que ainda escreverei mais coisas de BV, e escolas e tudo mais em outros artigos tb :-D
oii cacau!! eu tenho 15 anos , e meu namorado tem 19 e a gente namora a uns 6 ou 7 meses sabe!! eu amo muito ele e nun quero terminas com ele de jeito nenhum só q esses dias ele veio com uma história de transar. Só q eu nun quero, pelo menos por enquanto! SÓ q ele disse q si eu dizer q NÃO ele termina comigo!! eu nao aguento mais sabe!! mais o pior é q eu nao quero e jeito nenhum terminar con ele EUU AMO ELE MUITÃO!!!!!! cacau me ajuda eu sei q este meu problema é desagradavel publicar assim mais é minha unica opção! eu nao posso fala isso pra minha mae!muito menos pras minhas amigas porke elas com certeza diriam pra mim aceita!! porque meu namorado e lindo! me ajuda cacau !!!! eu lhe emploro POR FAVOR!!! OBRIGADA DESDE JÁÁÁH BJOO
Oi!
Não é um assunto desagradável, tem muita gente com curiosidade sobre isso.
Mas nem todo mundo fala.
Vc está namorando a 6/7 meses, mas o tempo não importa, o tempo de namoro/ficar não quer dizer que vc tem que fazer alguma coisa que não queira ou que não está preparada.
Não é legal da parte dele te pressionar assim e te chantagear. Isso é uma tática dele, uma chantagem emocional para ele conseguir o que ele quer. O fato dele ser bonito tb pode significar que ele usa o charme dele para ele (talvez ele nem perceba isso, estou supondo essa parte)...
Vc só tem 15 anos. É claro que já gente com essa idade que é experiente no assunto, mas isso não quer dizer que os outros precisem ser, na verdade, tem muito mais gente sem experiência nenhuma por aí, gente até bem mais velha e já na faculdade que ainda não encontrou o cara certo, ou a menina certa no caso dos garotos. Imagina que além de todos os problemas e confusões da adolescência, dos hormônios, tpm, da escola, pais, notas, amigas, amigos, etc vc ainda teria que se preocupar com sexo tb? Ginecologista, anticoncepcional, camisinhas (sempre novas e na validade, nada dessas guardadas em carteiras e mesmo assim, podem furar), todas as neuroses da primeira vez e mesmo com isso tudo, ele ainda pode querer terminar do mesmo jeito?
Se ele mesmo já falou em terminar, então, não sei, vc o conhece, será que daria p confiar nele se vai terminar ou não?
Algumas coisas não dependem da gente. essa de querer segurar, manter o namoro, fazendo o que ele quer e não que vc quer. Se vc não está a vontade com isso, não está preparada, e ele sabe disso e mesmo assim te pressiona? Esse momento deveria ser um momento mais especial, mais íntimo, com uma pessoa legal e que te respeita, que tem muito carinho por vc e não que te pressione. Bom, não sei como ele conversou com vc tb, mas pelo jeito te deixou muito nervosa.
Os garotos em geral encaram o sexo de uma forma muito diferente das meninas. Para as meninas é uma coisa mais especial, mais íntima e tem que gostar do cara. Vc ainda é muito nova, eu acho, para se deixar levar nessa conversa dele. Tem tempo p descobrir as coisas, isso vem mais naturalmente, do gostar, do ficar, do beijar, etc, e não de uma condição. Se achar que dá para conversar de forma mais aberta com ele, diga que ainda não está pronta para dar esse passo e que gostaria que ele tivesse mais carinho com vc (carinho é paciência). Se ele não for capaz de entender o que vc está sentindo e ver o seu lado, aí fica complicado pedir mais intimidade ainda...
Pode tentar entrar em um acordo de voltarem a falar sobre isso daqui um tempo. Tipo uns meses quem sabe, e daí, daqui há um tempo, falam de novo sobre isso, mas mesmo assim, se ele só está pensando em sexo e quer te pressionar, então não está legal. Só o tanto que vc ficou nervosa já mostra que desse jeito não está legal.
O problema é que nós nos apaixonamos e acabamos sem ver o que realmente queremos para nós. E não é porque as outras meninas fizeram isso ou aquilo e todos os casais estão fazendo e ficando e acontecendo, que vc tb tem que fazer igual. Cada um tem seu ritmo, se forçar a algo que não quer, que sente que ainda não está preparada é uma cilada, porque depois pode ser que se arrependa e se sinta mal consigo mesma... É melhor ser egoísta nesse ponto, se respeitar e se fazer respeitar ou seja, fazer o que for melhor para vc. Ele pode até falar que rapazes tem necessidades, etc, não pense nas necessidades dele, pense nas suas. E se ele fosse tão legal, nem falaria em necessidades dele (estou chutando essa parte), ele daria tempo ao tempo. Não é ele que teria que ir a uma ginecologista, ficar vigiando período menstrual, e correndo risco de engravidar ainda por cima (porque cá entre nós, a barra maior é sempre da menina). Tem gente que já é casada, já são adultos, são experientes e são surpreendidos por gravidez não planejada, mesmo com pílula e tudo mais, imagina então, quem ainda vai aprender tudo?
Se ele já está te pressionando assim, não sei não... Eu sei que a gente se apaixona e fica louca pelo namorado, mas tente deixar os sentimentos de lado, quero dizer, tente analisar isso de forma mais fria e tente ver se ele acha que ele realmente está sendo legal com vc.
pelo lado dele, ele é mais velho, deve ser mais experiente e tudo e pode ter ficado com meninas mais velhas e tb mais experientes. Não é justo querer que vc, assim sem mais nem menos, acompanhe o ritmo ao qual ele está acostumado e que ele quer e pronto e acabou. Não é bem assim. Tente conversar, mas se ele insistir e nem tentar entender o seu lado, aí, não sei não... Ele só está vendo o lado dele, o que ele quer e quando ele quer, da forma que ele quer... Tenha carinho com vc mesma :-)
Mesmo que suas amigas digam que ele é um gato e tudo mais, sei de alguns gatos, muito gatos por aí, que acabaram sendo muito sapos mesmo e nenhum era príncipe encantado.
vc vai encontrar alguém de quem goste e que goste de vc e que seja mais carinhoso e atencioso, que não te pressiona.
Pense bem nisso e pense com carinho.
E não esquente a cabeça e nem se sinta culpada por não ter experiência, vc faz o que quer no seu ritmo. E tem muita gente sem nenhuma experiência e que tb ainda está aprendendo :-)
Bjs
C
XXX
Conversa séria - menina de 13, namorado de 16
Esse post saiu primeiro no antigo blog Blog da cacau: ninguém merece e o transferi para este devido ao assunto tratado.
Cacau, preciso de ajuda, eu tenho 15 anos e minha amiga tem apenas 13 e ela é minha melhooooooooooooor amiga de todas, o problema é que ela arrumou um namorado de 16 e faz pouco tempo que ela me disse que perdeu a virgindade, ela disse que não sabia o que tava fazendo, ela ta muito mal, e o pior, eu não sei o que falar pra ela, então nunca mais tokei no assunto, eu preciso falar com ela, me ajuda
ok.
Olha, perder a virgindade não é assim sem mais nem menos e dá para imaginar, pelo que disse, que ela esteja super mal mesmo, ainda mais se nem sabia o que estava acontecendo. Ele forçou a barra tb, porque, se ela nem sabia ao certo das coisas, isso foi forçar a barra e na verdade, essas coisas são para depois, lá na frente do namoro. para pensar em sexo, só lá depois de muito tempo! Ainda é cedo demais, tem gente que com 13 anos ainda é BV - o que tb não é nenhum problema, pelo contrário, tem muita gente de 13 anos que é BV. Então, eles se precipitaram.
Infelizmente tem muita influência de vários meios em relação a sexo- televisão, filmes, internet, colegas, etc, e isso acaba afetando o comportamento das pessoas, e é preciso tomar cuidado para não embarcar numa experiência negativa.
Uma menina de 13 anos, ter que pensar em sexo é complicado (muito prematuro) e mesmo de 15 anos, 16, 17, 18, 19, 20, etc.
Imagina, já tem todo o estresse da adolescência, da escola, cobranças em casa e ainda vai acrescentar sexo nisso tudo? Risco de gravidez (uma vez só basta para engravidar!), aids, doenças, camisinhas, pílula, etc? Vamos torcer para que eles tenham usado camisinha...
Bom, mas agora é o seguinte, se ela está super mal, precisa do seu apoio - não cabe a ninguém ficar julgando o próximo - às vezes, nem é o que dizer, mas só de estar ao lado da pessoa já ajuda muito. Ou mesmo, falar que veio dar uma força, porque sabe que ela está triste, mas falar que não sabe o que dizer também não tem problema. O importante é ela sentir o seu apoio, saber que pode contar com sua presença, seu carinho, sua atenção. Vc pode até falar que não sabe ao certo o que dizer, a a partir disso, vcs vão conversando, mas aqui vão algumas ideias:
Diga para que ela não fique muito por baixo e não se deixe desvalorizar nem nada e principalmente, dê um tempo (sexo), e fique na dela por hora, afinal, ela está mal, como vc disse. Ela não tem que fazer de novo com ele ou com nenhum outro apenas porque já fez. O fato de ter feito, ainda mais com 13 anos, não quer dizer que é sinal de que só porque fez tem que continuar fazendo, isso não existe. E se ele falar isso, ou cobrar isso, ele não está sendo legal, ele tá forçando a barra. E que ninguém deve rebaixá-la ou tratá-la mal por causa disso. na verdade, é melhor evitar falar desse assunto para não marcarem ela, nem para a coisa se espalhar como fofoca...
O melhor seria procurar um psicólogo que poderia dar melhores orientações e se ela quiser, uma ginecologista tb para tirar dúvidas e falar sobre sexo seguro, risco de gravidez e outras coisas - mesmo que ela não vá fazer por um longo tempo - para saber como se cuidar e tudo mais.
Sexo é uma coisa normal, mas é para quando duas pessoas se gostam muito, tem muito carinho uma pela outra, estão preparados (são mais velhos), já conhecem bem sua sexualidade e querem dar esse passo, dentro de um relacionamento e de preferência de forma muito responsável e segura. Quando as pessoas não estão preparadas e ainda não conhecem bem sua sexualidade, isso pode ser uma má experiência...
boa sorte e converse com ela com carinho e paciência, e se ela não estiver com vontade de conversar, ficar do lado tb ajuda.
bjs
Cacau
XXX
Cacau, preciso de ajuda, eu tenho 15 anos e minha amiga tem apenas 13 e ela é minha melhooooooooooooor amiga de todas, o problema é que ela arrumou um namorado de 16 e faz pouco tempo que ela me disse que perdeu a virgindade, ela disse que não sabia o que tava fazendo, ela ta muito mal, e o pior, eu não sei o que falar pra ela, então nunca mais tokei no assunto, eu preciso falar com ela, me ajuda
ok.
Olha, perder a virgindade não é assim sem mais nem menos e dá para imaginar, pelo que disse, que ela esteja super mal mesmo, ainda mais se nem sabia o que estava acontecendo. Ele forçou a barra tb, porque, se ela nem sabia ao certo das coisas, isso foi forçar a barra e na verdade, essas coisas são para depois, lá na frente do namoro. para pensar em sexo, só lá depois de muito tempo! Ainda é cedo demais, tem gente que com 13 anos ainda é BV - o que tb não é nenhum problema, pelo contrário, tem muita gente de 13 anos que é BV. Então, eles se precipitaram.
Infelizmente tem muita influência de vários meios em relação a sexo- televisão, filmes, internet, colegas, etc, e isso acaba afetando o comportamento das pessoas, e é preciso tomar cuidado para não embarcar numa experiência negativa.
Uma menina de 13 anos, ter que pensar em sexo é complicado (muito prematuro) e mesmo de 15 anos, 16, 17, 18, 19, 20, etc.
Imagina, já tem todo o estresse da adolescência, da escola, cobranças em casa e ainda vai acrescentar sexo nisso tudo? Risco de gravidez (uma vez só basta para engravidar!), aids, doenças, camisinhas, pílula, etc? Vamos torcer para que eles tenham usado camisinha...
Bom, mas agora é o seguinte, se ela está super mal, precisa do seu apoio - não cabe a ninguém ficar julgando o próximo - às vezes, nem é o que dizer, mas só de estar ao lado da pessoa já ajuda muito. Ou mesmo, falar que veio dar uma força, porque sabe que ela está triste, mas falar que não sabe o que dizer também não tem problema. O importante é ela sentir o seu apoio, saber que pode contar com sua presença, seu carinho, sua atenção. Vc pode até falar que não sabe ao certo o que dizer, a a partir disso, vcs vão conversando, mas aqui vão algumas ideias:
Diga para que ela não fique muito por baixo e não se deixe desvalorizar nem nada e principalmente, dê um tempo (sexo), e fique na dela por hora, afinal, ela está mal, como vc disse. Ela não tem que fazer de novo com ele ou com nenhum outro apenas porque já fez. O fato de ter feito, ainda mais com 13 anos, não quer dizer que é sinal de que só porque fez tem que continuar fazendo, isso não existe. E se ele falar isso, ou cobrar isso, ele não está sendo legal, ele tá forçando a barra. E que ninguém deve rebaixá-la ou tratá-la mal por causa disso. na verdade, é melhor evitar falar desse assunto para não marcarem ela, nem para a coisa se espalhar como fofoca...
O melhor seria procurar um psicólogo que poderia dar melhores orientações e se ela quiser, uma ginecologista tb para tirar dúvidas e falar sobre sexo seguro, risco de gravidez e outras coisas - mesmo que ela não vá fazer por um longo tempo - para saber como se cuidar e tudo mais.
Sexo é uma coisa normal, mas é para quando duas pessoas se gostam muito, tem muito carinho uma pela outra, estão preparados (são mais velhos), já conhecem bem sua sexualidade e querem dar esse passo, dentro de um relacionamento e de preferência de forma muito responsável e segura. Quando as pessoas não estão preparadas e ainda não conhecem bem sua sexualidade, isso pode ser uma má experiência...
boa sorte e converse com ela com carinho e paciência, e se ela não estiver com vontade de conversar, ficar do lado tb ajuda.
bjs
Cacau
XXX
Gravidez na adolescência
Oi Cacau, por favor, me dá uma MEGA AJUDA. Bem, aconteceu uma coisa meio tensa e agora, a minha melhor amiga está grávida :/ O único problema é que ela só tem 12 anos e está pensando em abortar... Bem Cacau, o que eu posso fazer para ajudá-la? Olha, eu sei que não foi abuso, mas fazer algumas coisas com essa idade não é apropriado, então Cacau, por favor, me ajuda, de coração. Estou desesperada. beijões, L!
Olha, é uma situação muito complicada.
E realmente, não é apropriado fazer essas coisas nessa idade e muitas outras tb. Sx é coisa séria e tem as consequências naturais. Se tem casais, experientes, adultos, que mesmo se cuidando, engravidam, imagine quem não tem conhecimento e experiência? Sx é para gente que se ama e que conhecem a si mesmos, e que são adultos...
A primeira coisa é que ela precisa falar com os pais, isso é muito sério e ela vai precisar muito da ajuda deles. E ela pode é chamar mais gente de quem ela gosta, da família, - tia, tio, avô, madrinha, etc, na hora de contar, porque aí, eles ajudam a segurar a onda com os pais nesse primeiro momento e primeiro susto. Pode ser que uns briguem mais e outros menos, mas com mais gente, sempre tem aqueles que ajudam a acalmar as coisas e amenizar a situação e ajudar os pais a digerirem a notícia, Então, conta a notícia de uma vez, e pensar em falar primeiro para uma pessoa e depois para outra não dá certo, pois um corre para falar na frente, achando que pode estar ajudando e se os pais escutam isso de outra pessoa, a coisa vai ficar muito complicada, é melhor que seja ela a dizer e falar junto para a família ou quem reunir. Se for uma família religiosa, ou próxima de uma comunidade, às vezes, o padre (ou a religião que seguirem) pode ajudar tb nessa hora complicada, ou a pessoa em quem confiarem, que pode ajudar a acalmar os ânimos. Na hora vai ser aquela bomba, pode ser que tenha briga, uns conflitos, e tudo mais, mas as coisas se ajeitam.
E depois, juntos, resolvem como vão lidar com isso, já não é mais só ela que resolve, é algo que os pais terão que ajudar e estar presentes. A conversa que não tiveram nesses doze anos, vão ter que ter agora, assim, em aberto mesmo, não dá para esconder algo assim... E ela precisa preocupar com a saúde dela tb.
É uma gravidez de risco, porque está em um extremo, é muito nova, e precisa de acompanhamento e muita ajuda e terá que contar com as pessoas que a amam para enfrentar isso. É claro que com muito amor e carinho. Os pais ficarão chateados com isso, e vão levar um baita susto, se é que já não levaram, mas ela tem que contar para eles e pedir ajuda.
Mas agora, aconteceu. Ela vai ter que lidar com isso, com a ajuda da família, espero que a família dê forças tb, e infelizmente, não tem como voltar para trás.
E infelizmente, isso já aconteceu com outras meninas tb... Por isso que digo que sx é coisa séria.
Mas ela já contou para a família, ou não? Vc não disse na mensagem e eu fiquei sem saber...
E como que ela sabe se está ou não? Ela fez o exame certo para saber?
E gente, por favor, sem julgamentos - o que aconteceu, aconteceu, e ela vai precisar de ajuda... Quanto a aborto, no Brasil, é ilegal e é perigoso tb, ela tem que conversar com os pais, isso é um assunto muito sério. O melhor é que procure um médico para se orientar melhor sobre o estado da gravidez e os cuidados e não deve ir sozinha no médico, ela precisa de apoio, mesmo o médico da família já pode dar alguma instrução e indicar o especialista... Se não houver como ir a um médico, o jeito é procurar o posto de saúde do bairro, para que eles possam marcar uma consulta em uma unidade especializada - um ambulatório de alto risco de obstetrícia e ginecologia.
vamos conversando mais e se quiser, ou preferir, mande um email:
cacau.nmerece@yahoo.com.br
bjs
Cacau
XXX
Olha, é uma situação muito complicada.
E realmente, não é apropriado fazer essas coisas nessa idade e muitas outras tb. Sx é coisa séria e tem as consequências naturais. Se tem casais, experientes, adultos, que mesmo se cuidando, engravidam, imagine quem não tem conhecimento e experiência? Sx é para gente que se ama e que conhecem a si mesmos, e que são adultos...
A primeira coisa é que ela precisa falar com os pais, isso é muito sério e ela vai precisar muito da ajuda deles. E ela pode é chamar mais gente de quem ela gosta, da família, - tia, tio, avô, madrinha, etc, na hora de contar, porque aí, eles ajudam a segurar a onda com os pais nesse primeiro momento e primeiro susto. Pode ser que uns briguem mais e outros menos, mas com mais gente, sempre tem aqueles que ajudam a acalmar as coisas e amenizar a situação e ajudar os pais a digerirem a notícia, Então, conta a notícia de uma vez, e pensar em falar primeiro para uma pessoa e depois para outra não dá certo, pois um corre para falar na frente, achando que pode estar ajudando e se os pais escutam isso de outra pessoa, a coisa vai ficar muito complicada, é melhor que seja ela a dizer e falar junto para a família ou quem reunir. Se for uma família religiosa, ou próxima de uma comunidade, às vezes, o padre (ou a religião que seguirem) pode ajudar tb nessa hora complicada, ou a pessoa em quem confiarem, que pode ajudar a acalmar os ânimos. Na hora vai ser aquela bomba, pode ser que tenha briga, uns conflitos, e tudo mais, mas as coisas se ajeitam.
E depois, juntos, resolvem como vão lidar com isso, já não é mais só ela que resolve, é algo que os pais terão que ajudar e estar presentes. A conversa que não tiveram nesses doze anos, vão ter que ter agora, assim, em aberto mesmo, não dá para esconder algo assim... E ela precisa preocupar com a saúde dela tb.
É uma gravidez de risco, porque está em um extremo, é muito nova, e precisa de acompanhamento e muita ajuda e terá que contar com as pessoas que a amam para enfrentar isso. É claro que com muito amor e carinho. Os pais ficarão chateados com isso, e vão levar um baita susto, se é que já não levaram, mas ela tem que contar para eles e pedir ajuda.
Mas agora, aconteceu. Ela vai ter que lidar com isso, com a ajuda da família, espero que a família dê forças tb, e infelizmente, não tem como voltar para trás.
E infelizmente, isso já aconteceu com outras meninas tb... Por isso que digo que sx é coisa séria.
Mas ela já contou para a família, ou não? Vc não disse na mensagem e eu fiquei sem saber...
E como que ela sabe se está ou não? Ela fez o exame certo para saber?
E gente, por favor, sem julgamentos - o que aconteceu, aconteceu, e ela vai precisar de ajuda... Quanto a aborto, no Brasil, é ilegal e é perigoso tb, ela tem que conversar com os pais, isso é um assunto muito sério. O melhor é que procure um médico para se orientar melhor sobre o estado da gravidez e os cuidados e não deve ir sozinha no médico, ela precisa de apoio, mesmo o médico da família já pode dar alguma instrução e indicar o especialista... Se não houver como ir a um médico, o jeito é procurar o posto de saúde do bairro, para que eles possam marcar uma consulta em uma unidade especializada - um ambulatório de alto risco de obstetrícia e ginecologia.
vamos conversando mais e se quiser, ou preferir, mande um email:
cacau.nmerece@yahoo.com.br
bjs
Cacau
XXX
Assinar:
Postagens (Atom)