sexta-feira, 9 de setembro de 2011

História da K - buscar ajuda

Ajuda...

Cacau, eu estou com um problema serisimo. Eu tenho 11 anos e meu irmão tem 16. Meu irmão é um tarado, tipo, eu já encontrei umas camisinhas (algumas até usadas) escondidas no quarto dele, (eu perdi uma aposta e tive que limpar o quarto dele, daí eu achei no fundo de uma gaveta), junto com umas fotos de mulher pelada. No Orkut dele, tem fotos escandalosas, se é que você me entende. Na escola, ele fala muito palavrão, é galinha, e fica batendo na bunda das meninas, mas é claro que a minha mãe não sabe de nada. Outra coisa é que, bom, eu tenho um corpo muito definido para a minha idade, seios grandes, bunda grande, tudo muito exagerado. Mais o problema não é esse. É que o meu irmão abusa de mim. Quando a minha mãe não esta em casa (agente estuda de manhã, minha mãe trabalha de tarde, e o meu pai morreu faz tempo.), meus irmão me faz fazer coisas como beijar ele, masturbar ele, deichar ele apertar e chupar os meus seios.... essas coisas. Eu não posso contar pra minha mãe por que ele me ameaça dizendo que vai dizer pra ela que eu pago pros garotos fazerem sexo comigo. E a minha mãe acreditaria, pois ela acha que o meu irmão é santinho, e ele sempre faz eu parecer uma pessoa malvada. Então, é isso. Minha vida é um inferno. PS: Não publiquei o meu nome real com medo do meu irmão descobrir que eu falei isso na internet.

Oi K,

é muito triste viver numa situação assim. Vc precisa de ajuda, não pode passar por isso sozinha, precisa de apoio, e apoio de um adulto. Isso é muito sério, inclusive, porque isso só vai parar se vc contar o que está havendo e pedir ajuda - como vc já começou, escrevendo aqui no blog, muito bem, isso é um começo - o começo de um caminho, parabéns pelo primeiro passo.

Seu irmão precisa de tratamento, esse não é um comportamento normal. E vc precisa de ajuda e apoio, alguém com quem conversar e para te ajudar.
Eu te incentivo fortemente, e terminantemente, a buscar ajuda na sua escola. Procure uma professora de quem goste (ou alguma professora/professor que te dá aula), em quem confia e conte o que está havendo, ou mesmo professor e/ou orientador educacional ou psicólogo da escola.

O que vc pode (que é indicado) fazer é entrar em contato com o Conselho Tutelar, ou pedir ajuda aos seus professores nesse contato tb, porque eles podem te ajudar e muito. Eles são especializados em ajudar e dar assistência à crianças e adolescentes, inclusive em situação de risco. Isso não quer dizer que seu irmão será preso, nem nada disso, mas só assim ele terá acesso e chance de ter um tratamento para ajudá-lo - e vc terá ajuda para lidar com tudo isso, porque é muita coisa e vc precisa de ajuda.

Coloquei abaixo um link que direciona para uma página onde vc pode informar o seu estado e sua cidade e o site gera uma página com os Conselhos Tutelares da sua cidade com endereço, e-mail e telefone. Aí, vc pode escrever para eles, ou telefonar. Pode dizer que tem onze anos e que tem um problema em casa e precisa de ajuda, e aí, vc vai contando o caso. Ou pode pedir p uma professora telefonar junto com vc.

Clique AQUI e consulte o endereço do Conselho Tutelar de sua cidade.


Nada disso é culpa sua, seu irmão é que está com atitude errada, muito errada e precisa de tratamento. Não é culpa sua, nem do que vc faz, ou de como o seu corpo é e ele tb não pode te forçar a fazer coisas e te ameaçar. Se acha mesmo que sua mãe não irá acreditar em vc, mais uma razão para buscar ajuda na escola, pois lá eles podem conversar com ela tb. E não precisa ter vergonha de nada, pense no que é melhor p vc, ou seja, que isso pare. Isso não é uma vida saudável para uma menina de 11 anos. E é isso que tem que lembrar, vc tem 11 anos, precisa das pessoas, dos professores, de ajuda, carinho, incentivo para crescer e ter uma vida legal, e mesmo que tenha dificuldades - os problemas próprios da vida, o maior tesouro do ser humano é a paz, se não tem paz em casa, como é que vai viver?

Por isso que digo, que procure ajuda na sua escola e conte a situação para uma professora, ou professor, ou algum orientador, ou alguém da escola - que poderá te ajudar - e eles podem te ajudar, eles são adultos e vc precisa de gente que lhe dê apoio e te ajude nesse caminho. A professora ou professores, orientador e/ou psicólogo podem te ajudar inclusive a conversar com sua mãe sobre a situação. Ou podem chamar um assistente social - que tem experiência com casos assim, para ajudar. O nosso mundo é como se fosse feito de teias e essas teias estão todas interligadas, vc não está sozinha, mas precisa pedir ajuda.

Há outros orgãos que podem ajudar também:
direitos humanos: disque 100 (acho que é isso) ou disque 0800311119


O que é o Conselho Tutelar:

O Conselho Tutelar é o órgão responsável em fiscalizar se os direitos previstos no Conselho Tutelar trabalham cinco Conselheiros, escolhidos pela comunidade para um mandato de 3 anos, que são os principais responsáveis para fazer valer esses direitos e dar os encaminhamentos necessários para a solução dos problemas referentes à infância e adolescência.

Podem ser encaminhados para o Conselho Tutelar casos de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão que tenham como vítimas crianças ou adolescentes.

Ao receber denúncia de que alguma criança ou adolescentes está tendo seu direto violado, o Conselho Tutelar passa a acompanhar o caso para definir a melhor forma de resolver o problema.


As principais funções do Conselho Tutelar são (ou o melhor, coisas que ele faz):

  • receber a comunicação dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos e determinar as medidas de proteção necessárias;
  • determinar matricula e freqüência obrigatória em estabelecimento oficial de ensino fundamental, garantido assim que crianças e adolescentes tenham acesso à escola;
  • requisitar certidões de nascimento e óbito de crianças ou adolescentes, quando necessário;
  • atender e aconselhar pais ou responsáveis, aplicando medidas de encaminhamento a: programas de promoção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico, tratamento de dependência química;
  • orientar pais ou responsáveis para que cumpram a obrigação de matricularem seus filhos no ensino fundamental, acompanhando sua freqüência e aproveitamento escolar;
  • requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;
  • encaminhar ao Ministério Público as infrações contra os direitos de crianças e adolescentes.
Fonte da informação: blog Diga Não À Erotização Infantil: blog em defesa de uma infância saudável: link abaixo:
http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2007/07/09/protegendo-as-criancas-do-abuso/


Pense com carinho em vc e procure alguém na sua escola, em quem confie, para conversar. Chame a pessoa (professora, professor ou orientador ou em quem confia) da escola e diga que tem um problema em casa e precisa muito de ajuda. E não tenha medo, conte tudo o que está havendo. Não tem problema se chorar, se ficar com raiva, se sentir vergonha - não precisa ter vergonha de nada, precisa mesmo é conversar com alguém e pedir ajuda.

Conversar e pedir ajuda é muito importante. Não fique com receio, procure alguém da escola e conte o caso e não demore, faça o quanto antes.

um grande beijo
Cacau

4 comentários:

  1. Cacau, eu acho que ela faria muito bem ligando para o Conselho Tutelar... Isso não é normal! Eles são irmãos, do mesmo sangue! Devia existir amor de irmãos entre eles... Seria melhor eles se odiarem do que viverem essa história, pq depois de um tempo, concerteza, eles cansariam de brigar e acabariam entrando em um acordo!
    Acho que antes dela ligar para o C. Tutelar, deveria pedir ajuda na escola, eles a oriantariam, e se realmente fosse o caso, depois da mãe dela ficar sabendo de tudo e todos ficarem pacientes, ligarem para o C. Tutelar...
    Para a gente pode ser até simples ligar, pedir ajuda e tal, mas para quem está sofrendo, acaba que o medo vem primeiro, coisa que não pode acontecer.
    Espero que tudo se resolva e fique logo bem! Também amo dar conselhos, e gostaria que as pessoas também fizessem assim no meu blog! Como faço?
    Preciso muito da sua ajuga, e já pulbliquei no seu outro blog! É URGENTE, por favor, preciso logo da sua resposta!
    Beijos,
    Nicole =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito com vc Nicole, e outra uma mãe tem que ficar atenta a esse tipo de coisa, tem que começar a perceber as atitudes de um filho... eh dificil para ela dizer isso para alguem, mais e melhor ela dizer do que ficar aguentando esse tipo de coisa... um beijo nicole e cacau

      Excluir
  2. Oi Nicole

    vi seus comentários aqui no Conversa Séria e no Ninguém Merece.

    Vou pensar com calma na resposta e escrevo. Postarei no Blog da Cacau, ok.

    Não fique pensando demais nessa postagem que viu aqui no Conversa Séria. Tem pessoas com muitos problemas nessa vida e que estão sofrendo muito, mas que tb, sabendo pedir ajuda, conseguirão enfrentar as situações, até as mais difíceis. As coisas que são colocadas aqui são problemas sérios e situações delicadas e as pessoas envolvidas estão muito tristes e muito preocupadas com o que acontece. É melhor vc acompanhar o Blog da Cacau, mesmo, ok?

    Um beijão

    ResponderExcluir
  3. Ok, Cacau... É que gosto mto de poder acompanhar essas histórias e amo seus blogs!
    Achei linda a história de Nick.
    Bom, vou tentar não entrar mais nesse, o q já se tornou meu hábito de quando eu entro na internet, mas td bem!
    Bjos...

    ResponderExcluir